sábado, 2 de julho de 2011

Quando ele(a) é especial

Fonte: 
http://uploads.blogia.com/blogs/c/cu/cua/cuatrodecididos/upload/20090312020754-pablo-pineda-primer-licenciado-europeo-sindrome-down.jpg


E de repente, um novo aluno chega à sala de aula. 
Ele é divertido, alegre, adora conversar, é um tanto exibido, carinhoso e em vários casos não tem "papas na língua"; às vezes até atrapalha um pouco a aula. 

O comentário acima pode referir-se a qualquer aluno. Contudo, está se referindo a um aluno com a famosa Síndrome de Down. Por estar vivendo essa experiência, atrevi-me a compartilhar meu aprendizado com outros Professores e, ao mesmo tempo, esclarecer aos alunos que façam parte dessa realidade, a importância de se acolher este colega de classe.
A Síndrome de Down (ou Trissomia do Cromossomo 21)é um distúrbio genético causado pela presença de um Cromossomo 21 extra, total ou parcialmente. Geralmente, a síndrome está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Down)

Acontece que, nem sempre é fácil para os demais alunos entenderem, aceitarem, respeitarem ou mesmo conviverem com essa situação. Ora, na maioria dos casos o aluno com Down não está ali para obter notas e passar ou reprovar de ano. Ele está ali porque sua interação com o grupo é extremamente necessária para seu desenvolvimento e para sua vida social (e para o outro também, pois aprende a respeitar e conviver com as diferenças). Foi-se o tempo em que ter um filho com esta síndrome era um fardo para o resto da vida. As pessoas que nasceram com Down, muitas vezes, podem levar uma vida normal, frequentando escolas, festas, trabalhando, etc.
Fonte: 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFHXZBWX8kVre0oD4eWBP2fcenXT-q6JYpiyzS1sKPZNSeABZ4wp4RAtNRtCBU-0J-tsbp_RgtsiAwNUgrjPrbnNAQM8CEtQm9w9l1qTiYBV-xKx61H2TIhnvBKYz-keRcgfkQTwIS5WQ/s400/sindrome_de_Down_9_-_Menino_na_escola_-_Psicologia_Virtual.jpg

Aprender a conviver com as diferenças é fundamental. Os estudantes precisam perceber que, muito provavelmente, não trabalharão somente com pessoas parecidas com eles. No ambiente de trabalho, na própria família, na Universidade e, porque não, dentro da sala de aula, é comum encontrar pessoas com realidade completamente diversa à nossa. Portanto, o quanto antes aprender a respeitar o outro, melhor. 

Se você, Professor, tem um aluno Down, não faça disso uma dificuldade. Faça disso um aprendizado. Ajude seus "pequenos discípulos" a deixar de lado o preconceito. Sabemos que o preconceito é reflexo da ignorância, e um ignorante que ensina, estará criando ignorantes, pois "nenhum produto final é melhor que sua matéria prima!" (velho ditado da indústria alemã)

Sugestões aos Professores:
Sugestões aos Alunos:
  • Assista aos vídeos abaixo (todos são curtos), escolha um deles e faça um pequeno texto sobre ele. Poste seu texto na forma de comentário desta postagem ou leve-o para a sala de aula e entregue ao Professor;
  • Você tem (ou já teve) um colega com Síndrome de Down em sua sala de aula? Comente sobre sua experiência.
Links do YouTube:
 

2 comentários:

  1. Em minha experiência de Estágio, pude constatar muitos problemas relacionados entre o professor de História e um determinado aluno com Down. O professor infelizmente não sabia lidar com aquele aluno em todos os aspectos (avaliação, exposição do conteúdo, trabalhos, etc.). É uma questão ainda a ser trabalhada na formação dos professores na própria universidade, não temos preparo algum para lidarmos com alunos especiais, isto infelizmente é uma realidade. Acho que há muito trabalho a ser feito ainda, enquanto esta formação ainda não é oferecida pela universidade, nós professores não devemos ficar de braços cruzados, acho que este é um espaço muito interessante de ser discutido estas realidades em sala de aula.

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  2. Uma boa dica é pagar a disciplina "Introdução à educação especial" com a Professora Luzia Guacira. Essa matéria é fundamental para que o professor (futuro professor) conheça algumas maneiras de realmente efetivar a inclusão na sala de aula. Lembrando que a inclusão é para TODOS os alunos e não só para as pessoas com deficiência (termo utilizado desde 2008). A leitura do livro "Orientações para atuação pedagógica junto a alunos com deficiência" (de autoria da prof. Luzia Guacira) também pode ajudar. Devemos lembrar que os desafios fazem parte da nossa profissão. O verdadeiro educador deve aprender a lidar com seu aluno real, e o maior desafio do professor que tem compromisso ético com sua prática é proporcionar a mediação ensino-aprendizagem a todos os alunos, buscando desenvolver a autonomia dos mesmos. A inclusão é uma realidade atual,mas na maioria das vezes ela não ocorre. Os alunos com deficiência são apenas colocados na sala de aula do ensino regular, mas nada é feito para que eles participem realmente das atividades desenvolvidas. Temos que tentar mudar essa situação, como professores devemos contribuir para constituir uma escola realmente inclusiva que forme para a diversidade, para a socialização e participação, e não apenas para uma integração oficial que, oficiosamente, apenas exclui! Adorei a iniciativa de vocês. Parabéns XD

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