quinta-feira, 14 de julho de 2011

Quando tem celular

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9oC4TW5-HjBKvIo_YuYZYCM_3xGrAMrxNU3Tr08TV_GlnUrBX8lQlYBpPwN5OFf68G9_kZXnyR_p3hCUIvpUj2Mtm_CDs236COD03Dw7WEZRy8D0tk8FSwv9V_Y1KrlT2-IcQrm852bXe/s1600/Gif-Palying-phone.gif

Que celular em sala de aula é um grande problema... todos nós já sabemos. Os professores reclamam que o aparelhinho tira a atenção da turma e os próprios alunos entendem que quando o celular toca ele está desviando o foco de todos os outros.

Antes o problema era só as ligações em horas impróprias. Mães, pais, amigos... todos ligando bem na hora em que o garoto(a) está em aula. Hoje o problema é um “pouco” mais grave. Com o avanço da tecnologia, os celulares ganharam muitas novas funções e abandonou de vez aquele tempo em que só atendia, ligava e mandava mensagens. Agora eles são dotados de conexão com a internet, câmeras, reprodutores de música, etc. Motivos para manter o celular fora do bolso ou bolsa não faltam, mas de todos eles o que mais tem atentando contra a paciência dos educadores é a função “Reproduzir Música”. A união da função de reproduzir músicas com alto-falantes, cada vez mais potentes, está transformando cada início de aula em uma verdadeira boate, com uma grande variedade de estilos.

Chegar na sala de aula depois do recreio e não achar pelo menos um celular tocando alguma música está cada vez mais raro, principalmente na rede pública. É no recreio que eles fazem a festa e mesmo depois do toque alguns insistem em continuar ligados. Algumas escolas simplesmente aboliram o uso de celular em suas dependências, outras (a maioria) trabalham com o bom e velho acordo do “Silencioso”. As medidas visam bem mais o uso do telefone para ligações, mas também são usadas em casos de alunos que resolvem ouvir sua música favorita durante a aula (com ou sem os fones de ouvidos) e aqueles que gostam de acessar as redes sociais enquanto o professor explica a matéria.

Falando de adolescentes, é de se esperar que em uma turma existam vários gostos por estilos musicais, e “disputas” entre os que gostam de um estilo contra os que gostam de outro podem acontecer. Ainda mais quando os dois querem expor o som que eles curtem ali, para toda a turma. Por isso é tão importante que o professor trace uma estratégia para estes momentos que extrapolam o recreio e chegam à aula. Sem diálogo, eles desligarão os aparelhos quando o professor pedir, mas o problema persistirá no dia seguinte.

Sugestão para os professores:
  • Quando houver algum problema relacionado ao uso de aparelhos de celular na escola trabalhe com os alunos questões de espaço e respeito. A escola, sobretudo a sala de aula, entendida como um espaço para a aprendizagem e a aula como um momento em que o respeito ao professor e aos colegas é primordial.
Sugestões para os alunos:
  • Pesquise sobre estilos e preferências musicais e discuta com os colegas o que cada estilo tem de peculiar.
  • Procure no Youtube vídeos e reportagens sobre o uso do celular em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos comentários evitem o "internetês"! Prezem pelo bom e velho Português.