domingo, 26 de junho de 2011

Quando a torcida vira briga

Fonte: Acervo pessoal

Futebol... um assunto muito recorrente nos dias de hoje, toda semana tem jogo diferente. Um dia ganha um time, outro dia ganha outro. É um esporte como qualquer outro, feito para o entretenimento, união, conhecer novas pessoas, desenvolver um espírito de equipe, saber perder e ganhar. Porém, infelizmente, muitas pessoas esquecem dos valores que o futebol pode nos ensinar para o dia-a-dia. Por uma simples questão de tradição de rivalidades entre estes times, algumas pessoas levam tão a sério a ponto de desmancharem amizades, criar inimizades ou abalar alguns relacionamentos.

Além dos grandes conflitos retratados após os clássicos do futebol brasileiro, como acontece no "Clássico Rei" aqui em Natal entre América e ABC (as maiores torcidas do Estado), também existem os pequenos desentendimentos particulares no ambiente escolar. Estes "desentendimentos " criam climas de tensão na sala de aula, na escola e na comunidade, prejudicando o aprendizado, o coleguismo entre os alunos e também o trabalho do professor.

Muitas vezes, o professor não se mete nestes assuntos e somente quer explicar o seu "conteúdo" de História, Português, Inglês, etc. Mas, este também é um assunto que deve ser tratado em sala de aula. Nós educadores devemos lembrar que estamos formando cidadãos, e isto inclui justamente tratar seu cotidiano e trazer a tona os conflitos que envolvem o ambiente em que vivem. Apesar deste professor ter muitos e muitos alunos, este não deve fazer vista grossa para estes problemas, os quais podem tornar-se tão grandes ao ponto de chegarem a brigas.

Você aí torcedor, apaixonado por qualquer time que seja, não seria uma boa se perguntar se realmente vale a pena perder a amizade daquele seu amigo de longa data apenas por ele torcer por um time de futebol "rival" do seu? Ou mesmo por ele ter tirado uma "brincadeira" pela derrota do seu time? Você aí torcedor apaixonado, preze pela beleza do esporte e pelo bom futebol, torça pensando na palavra "rival" e não "inimigo".

Sugestões aos professores:

  • Conheça um pouco mais sobre os seus alunos, mesmo que seja aos poucos. É uma tarefa difícil, mas que pode trazer grandes resultados no futuro;
  • Tente na medida do possível trabalhar com seus alunos questões levantadas pela mídia a respeito de conflitos gerados por torcidas rivais;
  • Incentive aos seus alunos o respeito ao próximo e levante questões de cidadania e convívio social.

Sugestões aos alunos:

  • Comente sobre alguma experiência vivenciada ou vista na mídia de algum conflito envolvendo torcidas organizadas e reflita sobre suas conseqüências. Valeu a pena realmente? Trouxe algo de relevante para a vida daquelas pessoas?
  • Pesquise sobre a história do seu time rival e elabore uma redação sobre, mostrando seus feitos, glórias e sua importância para o futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos comentários evitem o "internetês"! Prezem pelo bom e velho Português.